Ginecologistas e obstetras participam da abertura de jornadas da área na Capital

Primeira noite trouxe como tema a higiene feminina

Cerca de 150 pessoas entre profissionais e estudantes participaram, na noite desta quinta-feira, 04, da primeira noite de palestras da XV Jornada Tocantinense de Ginecologia e Obstetrícia da Associação de obstetrícia e ginecologia do Tocantins (Sogito) e da III Jornada Tocantinense de Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia (SBUS). O evento ocorreu no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar, em Palmas, e trouxe a palestra “Higiene íntima feminina, quebrando mitos e tratando infecções recorrentes”, ministrada pelo Dr. Paulo César Giraldo.

Segundo a presidente da Sogito, Dra. Mayara Cabral, as jornadas têm por objetivo trazer um pouco mais de atualizações para os especialistas. “É importante que, aqui no Tocantins, eles também recebam capacitações que acontecem a nível mundial”, ressaltou.

Recém-formada, a ginecologista, Árica Correia Costa Morais Querido do município de Porto Nacional, falou da importância de participar das jornadas. “É sempre muito importante para que possamos nos atualizar. Terminei a residência agora, mas quero continuar participando de muitos eventos e prestigiar os que acontecerem no nosso Estado. Na medicina, coisas novas estão sempre aparecendo e, se não nos atualizarmos, ficamos para traz”, disse.

Palestra 

Abordando a necessidade de fazer uma higiene genital adequada, o especialista em infecções genitais, Dr. Paulo Giraldo, lembrou que a ideia de falar em prevenção em ginecologia não é algo muito comum.  “Nós temos várias atitudes, em termos de prevenção em outras áreas, como por exemplo, a odontologia, a cirurgia geral e pediatria. Só que trabalho com infecções genitais, há muitos anos e percebi que não adianta mais ficar só receitando remédios, são necessárias ações para prevenir, minimizar as doenças genitais e também outras atitudes que melhorem as condições do ecossistema vaginal”, explicou o especialista.

A programação a XV Jornada da Sogito e da III Jornada da SBUS segue até o próximo dia 06 de abril e vai contar com variadas atividades para os participantes, entre elas a atualização de protocolos. Na manhã desta sexta-feira, 05, quem ministra palestras é o Dr. Bruno Ramalho com os seguintes temas: “Infertilidade e a avaliação da reserva ovariana” e “Anabolizantes e seus riscos à saúde feminina”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *